segunda-feira, 16 de abril de 2012

Kerwa Folguedo Popular - Palestra


Uma palestra maravilhosa foi apresentada no C.C. 25 de Julho de Blumenau na noite do último dia 14 de abril (sábado) - pela Sra. Roswitha Ziel. 
Antes, um breve comentário sobre os valores que regem a nossa atual Sociedade. A Diretoria de Comunicação do centro cultural convidou canais de  TV´s e Jornais de nossa cidade para cobrir, divulgar e comunicar, fazendo com que as pessoas soubessem e através da Comunicação pudessem participar e conhecer um pouco da parcela cultural de nossa cidade a partir de um intercâmbio e uma pesquisa. 
Se o assunto fosse outro, como por exemplo um ato de violência social com perdas de vidas e agressões entre pessoas, a reação ao convite seria outra. Nenhum representante da comunicação esteve presente no centro cultural na noite de sábado.
Perderam a oportunidade de comunicarem algo positivo para a formação dos jovens e crianças a partir da educação e da cultura.

...É somente um comentário. 

As pessoas que receberam o aviso e puderam estar presentes, o fizeram e aproveitaram...

A palestra apresentação foi elaborada a partir de uma pesquisa em campo - cidade de Geldersheim. 


A Sra. Roswitha Ziel esteve  em novembro de 2011 na Alemanha e participou das festividades do Kerwa, observando e participando de oficinas diversas para retransmitir o conhecimento no espaço do CC. 25 de Julho - como uma contribuição. O Projeto foi custeado pelo Ministério da Cultura através do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural. Fundo do Governo Federal destinado às despesas relativas à participação de agentes culturais e pesquisadores de atividades relacionadas à cultura, que tenham como uma das finalidades, a apresentação dos resultados em uma comunidade maior, promovendo integração e contribuindo para a educação e a cultura

Vídeo do Kerwa 2011, com a presença da pesquisadora brasileira.



No caso especial desta pesquisa, o direcionamento do trabalho da Sra Roswitha Ziel era o de participar, registrar e pesquisar a festa de Kirchweih - Kerwa no dialeto franco - que acontece anualmente na cidade de Geldersheim, na Baixa Francônia - Baviera, Alemanha.

Em vermelho - a cidade de Geldersheim
Localização da cidade de Geldersheim no mapa da Alemanha


..."As festas de Kirchweih são realizadas em toda a Francônia mas em Geldersheim tem sido preservada em sua forma mais autêntica. Isto se deve ao trabalho do Trachtenverein Geldersheim que há muitos anos resgata também a indumentária antiga possuindo em seu acervo centenas de peças originais do século XIX.

O Centro Cultural 25 de Julho e a Blumenauer Volkstanzgruppe tem fortes laços de amizade com o Trachtenverein Geldersheim e está associada ao Trachtenverband Unterfranken desde 2008, fato que permeou também o projeto permitindo várias atividades complementares durante a estadia.

Para divulgar o resultado deste trabalho fomentado a nível nacional - o que dá a ele relevância considerada - apresentamos juntamente com a Blumenauer Volkstanzgruppe e Die Tanzelmusi em uma palestra-apresentação: imagens, música e dança desta festa de Kirchweih, na qual pude participar." Roswitha Ziel


Troca de presentes durante os festejos


Para saber mais Acesse os link´s a seguir:
Kirchweih 2011
Homenagem Otto Dufter
Kirchweih Geldersheim 2011
Hammeltanz



Imagens da Palestra-apresentação da Pesquisa da Sra. Ziel no C.C. 25 de Julho de Blumenau - dia 14 de abril, com a presença dos grupos culturais: Blumenauer Volkstanzgruppe e Die Tanzelmusi.

Palestra-apresentação com a Presença dos grupos culturais do C.C. 25 de Julho de Blumenau





A presença do grupo musical Die Tanzelmusi







Fichtenpaare 

Sr. Dieter Berner parabenizando e destacando a importância do projeto para  o centro cultural

Agradecimento do Presidente do C.C. 25 de Julho ao trabalho que a Sra. Roswitha vem 
desenvolvimento no centro cultural.

Professora Sueli Petry, felicitando os trabalho e
a iniciativa da Sra.Ziel
Fotografias: Juliano Depiré

Momentos & Pessoas na noite cultural


























Die Tanzelmusi

 

A presença de uma  pesquisadora alemã




























Em breve, vídeos...

Cultura e Educação no espaço do C.C. 25 de Julho de Blumenau, a partir de ações e iniciativas de pessoas que acreditam na cultura e não temem o "fazer".

Retorno de um trabalho sério - Satisfação entre amigos. 
Fotografia - Juliano Depiré

Nenhum comentário: