terça-feira, 27 de março de 2012

Os trajes da Blumenauer Volkstanzgruppe – 1986 / 1


Neste ano de houve uma grande movimentação e foram elaborados dois trajes novos. Desta vez também os rapazes receberam atenção especial para a nova indumentária.

Nestes trajes a uniformidade foi implantada no traje completo.

Vale lembrar que desde o início da Blumenauer Volkstanzgruppe a pessoa responsável pela elaboração e confecção dos trajes foi a Sr. Ellen Vollmer. Ela conduziu este trabalho até o ano 2000.

Vamos rever o primeiro traje deste ano, o chamado traje preto com barra.


Voltou-se ao vestido, sendo que este tinha o colete preto, de malha, sendo abotoado na frente com 3 pares de botões prateados e correntes. A saia preta de algodão trazia uma barra cinza listrada - daí o nome de "preto com barra".

A blusa branca tinha meia manga em tecido rendado tipo bordado inglês.
O avental vermelho se destacava assim como a combinação com o lenço triangular vermelho.

Foi incorporada uma tiara de flores brancas e vermelhas.
A meia continuou branca.

Temos no acervo o vestido mas sem o avental vermelho. Este foi substituído mais tarde por um em xadrez preto com vermelho.
Este foi usado até …. quando então saiu definitivamente do repertório de trajes. Os vestidos foram então entregues às meninas com mais tempo de grupo e continuam aparecendo de vez em quando como traje particular.


O traje masculino continuou com a calça ¾ preta, algumas com um friso claro. Foi incorporado um suspensório de grega agora com um peitoral bordado trazendo Blumenauer Volkstanzgruppe e C.C. 25 de Julho. Além disso tinha o monumento do imigrante estampado. Provavelmente os suspensórios já existentes foram reaproveitados.

A camisa branca agora era com gola padre, sendo abotoada até a metade e trazia um bordado cruz vermelho como detalhe.

A meia continuou branca.

Temos no acervo um conjunta destas três peças que haviam sido usadas por Arlindo Sasse, coordenador do grupo na época. Foi também usado em 2009 no Ato Festivo em comemoração aos 25 anos do grupo.

Carlos com o traje de 1986 e à direita D. Ellen Vollmer
Vestido de 1986 - avental xadrez





Nenhum comentário: