terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Participação dos Coros na Missa - Seminário Santo Antônio

Depois de um sábado (dia 28 de janeiro) de sol radiante e de passeios pela fazenda na companhia de amigos, ou mesmo, em outras atividades, diante das inúmeras opções, os integrantes do grupo do C.C. 25 de Julho  - coralistas, familiares e amigos, e outros visitantes do evento -  Encontro dos Ex seminaristas do Seminário Santo Antônio - Agudos, assistiram e participaram da Missa Solene que iniciou, aproximadamente, às 18:00h.

Antes de darmos prosseguimento, mostramos algumas imagens do órgão do Seminário de Agudos (à pedidos). Igualmente, como o da cidade de Vinhedo,  um órgão de tubos. Foi inaugurado no ano de 1962
Um dos coralistas do Liederkranz permanceu próximo ao órgão para dar uma ideia de escala humana e termos a noção do tamanho do instrumento. Estas imagens foram feitas na tarde de sábado.










Perto das 18:00h, os coralistas do C.C. 25 de Julho foram tomando seus lugares no coro, próximo ao órgão. Já haviam ensaiado no local -  na parte da manhã.

Ensaio - parte da manhã
Coralistas tomando seus lugares...






Sr. Georg Jann










Foi distribuído a todos os presentes  na missa, o folheto com o seguinte teor e programação:



Seminário Seráfico Franciscano Santo Antônio - Agudos 

Encontro de ex-seminaristas – 26 a 28 de Janeiro de 2012

Missa de encerramento: Participação do Coral do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau, com a “Die Friedensmesse”(a Missa da Paz).

O coral do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau,acompanhado pelo organista Welington Pereira e regência de José Carlos Oechsler, sente-se honrado em participar da missa que reúne ex-seminaristas, familiares, e amigos, com a grande obra do maestro alemão Gotthilf Fischer, Die Friedensmesse. 

1 - Canto de Entrada: Die Himmel Rühmen (Beethoven)
2 - Kyrie (Friedensmesse)
3 - Glória (Friedensmesse)
4 - Salmo responsorial 95(94):
5 - aclamação: Aleluia, Aleluia, Aleluia (letra de Reginaldo Veloso e música de Silvio Millanez)
6 - Ofertório: Gebet (Friedensmesse)
7 - Sanctus (Friedensmesse)
8 - Agnus Dei (Friedensmesse)
9 – Comunhão: Ave Verum (Wolfgang Amadeus Mozart)Cristo quero ser instrumento (letra e música de Frei Fabretti)
10 – Ação de Graças: Grosse Gott, wir loben dich (1774)
11 – Canto Final: Haleluia de Händel do Oratório “O Messias“ 

Gotthilf Fischer

Gotthilf Fischer (nome artístico de Gerhard Albert Fischer – Plochingen, Baden Württemberg, 11 de fevereiro de 1928) é um maestro de coros alemão, que se tornou famoso pela criação do Fischer-Chöre.Era filho de um carpinteiro que escrevia música durante suas horas livres, o que fez com que ele ainda menino tivesse contato com a música. Sua estréia no meio musical se deu ao fim da Segunda Guerra Mundial, quando se tornou maestro do Concordia Gesangvereins, uma comunidade de coros locais da cidade de Esslingen. Em 1949, o coro do Concordia Gesangvereins, sob sua regência, foi laureado com o prêmio de melhor coro tanto em música erudita quanto em música popular no festival de Suábia, em Göppingen. Com o prêmio, Gotthilf Fischer voltou para a sua cidade natal e foi chamado para ser regente de outras sociedades musicais, unindo todas elas no que seria depois o Fischer Chöre.Apesar de seu grande sucesso musical, Gotthilf Fischer sempre foi autodidata, estudando por seus próprios meios. Provavelmente o auge de sua carreira foi no encerramento da Copa do Mundo de 1974, ao apresentar as mais de mil vozes do Fischer-Chöre em campo. Outras turnês foram realizadas em Roma e nos Estados Unidos, onde o coro se apresentou para o presidente Jimmy Carter.

Obs.: O Centro Cultural de Blumenau faz parte da Federação de Centro de Cultura Alemã do Brasil e foi fundado em 01/05/1954, com o objetivo de preservar a cultura dos imigrantes germânicos.

 Vídeo do momento "Paz e Bem"ao som de Haleluia de Händel do Oratório “O Messias“ - em Breve.


Após a missa - os coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau


À noite, após a missa, um firmamento pleno e cheio de estrelas, com direito até a uma lua "sorrindo" - Um presente.












Em breve...mais sobre a excursão dos coros do 
C.C. 25 de Julho a São Paulo.

Vídeos da viagem, continuam sendo postados ...
Observe os Post's anteriores.



Nenhum comentário: